Por Carla Helena Lange em 08/11/2022
Tempo de leitura: 7 minutos

10 erros de marketing que você não pode mais cometer em sua clínica médica

Nenhuma estratégia é infalível e é comum cometer erros de marketing. Por isso, confira os principais problemas e saiba como evitá-los.
Erros de marketing que você precisa evitar em sua clínica ou consultório médico | MedPlus

Quer conquistar mais pacientes, melhorar a fidelização e aumentar seu faturamento? Então é preciso evitar os erros de marketing médico.

Muitos médicos investem apenas nas redes sociais, outros ignoram a importância de realizar um planejamento completo, e há ainda aqueles que deixam de lado o marketing digital e perdem todo o potencial da internet. 

Você se encaixa em alguma dessas categorias? Ou quer saber se está cometendo algum outro tipo de descuido na divulgação de seu trabalho?

Seja qual for a situação, este é o texto certo para você. Para te ajudar a melhorar seus resultados, organizamos uma lista com os principais erros de médicos no marketing. Confira e garanta a eficiência na promoção de sua clínica.

  1. Perder tempo e dinheiro por não planejar suas estratégias
  2. Ir contra as regras do CFM para marketing médico
  3. Desconhecer o público e não definir sua persona
  4. Ignorar o marketing digital e as redes sociais 
  5. Desperdiçar o potencial do Google Meu Negócio
  6. Não ter um site funcional e otimizado para sua clínica
  7. Investir mal em Google Ads ou Facebook Ads e perder dinheiro
  8. Ignorar a experiência do usuário e a jornada do paciente
  9. Focar em conquistar novos pacientes e esquecer da fidelização
  10. Não acompanhar as métricas 

1. Perder tempo e dinheiro por não planejar suas estratégias

Com a evolução da internet e o aprimoramento das técnicas de marketing, não há mais espaço para uma divulgação improvisada, feita de uma hora para outra. 

Para evitar esse erro de marketing, é essencial ter um planejamento inteligente, que leve em conta o calendário sazonal de sua especialidade, as possibilidades de investimento da clínica e os interesses de seu público.

Por isso, antes de investir em marketing médico, reúna-se com a equipe responsável e combine:

  • Quais canais serão utilizados?
  • Com que frequência acontecerão as divulgações?
  • Que tipo de mensagem será passada em cada publicação?
  • Qual público a clínica buscará atingir com o marketing médico?
  • Como serão aproveitadas as datas comemorativas?
  • Quanto dinheiro será investido?
  • Quem será o responsável por cada publicação?

Essas são as perguntas básicas que você deve responder no momento do planejamento. A partir delas, você evita erros de marketing que fariam sua clínica perder tempo e dinheiro.

Saiba mais: Marketing médico: o que você precisa para o sucesso?

2. Ir contra as regras do CFM para marketing médico

Você sabia que o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem regras específicas para a divulgação de uma clínica ou consultório?

Um dos maiores erros do marketing médico é ignorar essas definições éticas e de respeito propostas pelo Conselho por meio da resolução CFM n.1974/11, que trata da publicidade médica.

A resolução proíbe:

  • Promessas ou insinuações de bons resultados ou de tratamento sem comprovação científica.
  • Exposição de pacientes.
  • Uso de imagens de celebridades.
  • Publicação de fotos com “antes e depois” dos pacientes.
  • Autopromoção e linguagem sensacionalista.
  • Incentivos à automedicação.
  • Realização de diagnósticos.
  • Anúncio de especialidades que o médico não for capaz de comprovar (clique aqui e veja a importância de ter um RQE).
  • Envolvimento com propagandas enganosas.
  • Informações que causem alarde.

Para seguir essas regras, tenha em mente a principal máxima do marketing médico: o foco deve ser a informação, e não a autopromoção.

Principais erros no marketing médico | MedPlus

Além disso, o CFM determina que o médico deve informar seu número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e suas especialidades comprovadas em cada publicação ou peça publicitária. 

Leia mais: Guia Marketing Médico de acordo com as regras do CFM.

Confira a resolução do CFM na íntegra.

3. Desconhecer o público e não definir sua persona

Uma das perguntas essenciais do planejamento de marketing tem a ver com o público que seu marketing deseja atingir. No entanto, para responder a ela de forma efetiva, é preciso conhecer muito bem quem são as pessoas que sua clínica atende.

Para isso, é preciso definir dois pontos:

  • Público-alvo: grupo de pessoas que sua clínica pretende atender, baseando-se em características gerais, como idade, gênero e localização geográfica.
  • Personas: definições de “pacientes ideais” a partir das características de quem já consulta em sua clínica. 

A partir desses elementos, fica muito mais fácil investir em um marketing direcionado, que vai chegar às pessoas certas com uma linguagem adequada para atraí-las.

Para definir suas personas e compreender melhor o público de sua clínica, confira: Entenda o que é persona e como ela pode ajudar você a segmentar as ações de marketing de sua clínica.

4. Ignorar o marketing digital e as redes sociais 

Investir no marketing tradicional, com folders, outdoors e inserções em jornais, rádio e TV, ainda tem espaço e pode te ajudar a alcançar bons resultados. No entanto, não pode ser o principal foco de suas estratégias.

Hoje, deixar de lado o potencial da internet é um dos maiores erros de marketing médico que você pode cometer. 

Erros no marketing médico | MedPlus

Afinal, com pouquíssimo investimento, é possível alcançar um público enorme por meio das redes sociais e de um site institucional para sua clínica — além de outras estratégias e ferramentas de marketing digital.

Entre todos esses espaços, as redes sociais se destacam. Elas permitem que você fale com muitas pessoas por meio de textos, imagens e vídeos que promovam sua clínica. E o melhor: o espaço é gratuito (a não ser que você deseje potencializar suas publicações com anúncios pagos).

Mas lembre-se: não basta criar um perfil e postar algumas fotos. Para ter bons resultados nas redes sociais, é essencial apresentar frequência nas publicações, responder comentários e dialogar com seus seguidores. 

Para saber mais sobre como investir nas redes sociais, confira:

5. Desperdiçar o potencial do Google Meu Negócio

O “Google Meu Negócio” é uma ferramenta gratuita do Google na qual você pode cadastrar sua clínica, com telefone, endereço e links, para que ela apareça nas pesquisas e no Google Maps. 

Assim, sem que você precise gastar nada, seu paciente pode encontrá-lo com muito mais facilidade. Não contar com essa ferramenta é um dos grandes erros de médicos no marketing.

6. Não ter um site funcional e otimizado para sua clínica

Outro erro de marketing médico é acreditar que o marketing digital se resume às redes sociais. Pelo contrário: para colher bons resultados, é preciso contar também com um site da clínica.

Por meio dele, é possível apresentar toda a equipe, exibir suas especialidades, destacar comentários positivos de pacientes fidelizados e entregar todas as informações necessárias para um novo paciente.

Além disso, um site permite que sua clínica apareça nas ferramentas de pesquisa, como o Google. Assim, se um paciente em sua região pesquisar pela especialidade que você atende, ele pode encontrar seu nome por lá!

Mas lembre-se de que para ter destaque na rede de pesquisas do Google, é essencial investir em SEO (otimização para mecanismos de busca), com uso de palavras-chave, hierarquização de conteúdo, boa experiência do usuário etc.

Entenda mais: Como ter um site médico de sucesso? Conheça as boas práticas.

7. Investir mal em Google Ads ou Facebook Ads e perder dinheiro

Como vimos, a internet tem um potencial imenso para o marketing médico. No entanto, seus concorrentes também estão por lá, não é?

Por isso, uma forma de destacar sua clínica é investir em mídias pagas, como:

  • Google Ads: pode fazer com que suas páginas ganhem um espaço especial na ferramenta de pesquisa, no YouTube e em sites parceiros do Google.
  • Facebook Ads: permite que você destaque sua clínica em anúncios no Facebook e no Instagram.
Conheça os erros mais comuns no marketing médico | MedPlus

Quando são feitos de forma estratégica, esses investimentos podem potencializar extremamente seu marketing médico. No entanto, sem planejamento e acompanhamento adequados, as mídias pagas podem acabar se tornando desperdícios de tempo e dinheiro para a clínica.

Para te ajudar a investir com inteligência e evitar os erros de marketing médico, temos um texto para cada plataforma. Confira:

8. Ignorar a experiência do usuário e a jornada do paciente

Um erro de marketing comum é quando a equipe da clínica planeja as publicações sem pensar em como será a recepção do paciente em cada etapa de sua jornada.

Sem esse cuidado, é mais fácil perder pacientes do que conquistar mais pessoas. Por isso, é fundamental conhecer esse processo e realmente pensar nas etapas de seu público antes de qualquer publicação.

Ainda não sabe o que é a jornada do paciente? Então leia: Aprenda como funciona a Jornada do Paciente em clínicas médicas para atrair e fidelizar mais pacientes

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9. Focar em conquistar novos pacientes e esquecer da fidelização

Com toda certeza, conquistar novos pacientes é ótimo! Faz sua clientela se renovar, aumenta o faturamento e ajuda a manter a clínica cheia.

No entanto, qualquer investimento em conquista de pacientes acaba sendo um desperdício se  o médico não investir na fidelização e no marketing de relacionamento.

Afinal, pacientes que já consultaram com você e confiam no seu trabalho estarão muito mais propensos a voltar à clínica.

Por isso, invista em marketing de relacionamento, envio de e-mails, pós-consulta, medicina preventiva e mais! Preparamos um texto completo sobre o assunto, confira:

O módulo de marketing do MedPlus oferece excelentes ferramentas para potencializar o marketing de relacionamento. Veja:

10. Não acompanhar as métricas 

Sem conferir os resultados de suas estratégias de marketing, você pode acabar perdendo tempo e dinheiro sem conseguir conquistar os resultados desejados.

Por isso, estabeleça métricas, acompanhe os dados e avalie de perto a evolução de cada investimento — adaptando a estratégia sempre que os resultados estiverem aquém do esperado.

Dessa forma, seu marketing fica mais eficiente e entrega resultados mais constantes.

Mas lembre-se: o cuidado com o paciente deve ser desde a captação até a fidelização. Por isso, preparamos um eBook que vai ajudá-lo em todo o processo. Confira:

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