Por Carla Helena Lange em 03/07/2023
Tempo de leitura: 9 minutos

Marketing digital para oftalmologistas: como começar do zero?

As estratégias de marketing digital para iniciantes funcionam muito bem para clínicas e consultórios oftalmológicos. Confira as dicas.
Marketing para oftalmologia | MedPlus

Os canais digitais são, atualmente, os meios mais populares quando se fala em comunicação. Por meio de ferramentas, como redes sociais, sites, landing pages, aplicativos de mensagens instantâneas e até mesmo o email,  é possível criar estratégias para vender, captar clientes, crescer em voz de autoridade, se firmar como referência, entre outros objetivos comuns quando se fala em marketing.

Entre as principais vantagens está o valor de investimento, que é muito mais acessível do que as estratégias tradicionais. Além disso, o marketing digital possibilita segmentar com precisão o público com o qual se quer falar e potencializa a mensagem a ser dita. 

Se é possível utilizar o marketing digital para fazer ótimos negócios em todos os mercados, não seria diferente no da saúde. Os médicos de todas as especialidades têm muito a ganhar, inclusive os oftalmologistas.

Os consultórios e as clínicas oftalmológicas têm as suas peculiaridades, que devem ser utilizadas no momento de atrair novos clientes. Por isso, é necessário ter um bom conhecimento sobre estratégias para colher os frutos que o marketing digital pode oferecer. 

Saber quais são as melhores táticas e como usá-las a favor do seu negócio é o que realmente fará a diferença para atrair mais pacientes – saber o que não fazer no marketing da clínica também é importante. 

Contudo, com algumas dicas, até quem não costuma utilizar os meios digitais consegue marcar presença na rede e conquistar novos pacientes por meio desses canais. 

Neste artigo, reunimos algumas dicas que, se forem colocadas em prática, certamente vão ajudar a alavancar sua clínica de olhos. Confira:

Conheça o perfil do seu cliente/paciente

A primeira dica é conhecer o perfil do seu cliente/paciente. Em marketing digital, essa etapa é chamada de traçar a persona ou buyer persona.

Para isso, você vai criar personagens fictícios que vão representar uma lista de clientes ideais ou aqueles que mais se assemelham com os seus principais pacientes. 

Essa lista é feita a partir de algumas características reais, como onde moram, com o que trabalham, qual a faixa etária, o que gostam de fazer, entre outros. A partir dessas informações, você cria vários personagens – todos fictícios –, como exemplificamos:

  • Ana Amélia Dutra*, 50 anos, professora, faz revisão das suas lentes todos os anos porque depende de seus óculos para trabalhar.
  • João Victor Brandão*, 15 anos, filho de bancários, precisa de lente corretiva desde pequeno e está esperando apenas estabilizar o seu grau para fazer cirurgia.
  • Guilherme de Oliveira*, 38 anos, executivo de negócios, utiliza lente corretiva apenas no trabalho, gosta de trocar a armação dos óculos de tempos em tempos e, para isso, visita o oftalmologista.

*todos os nomes são fictícios e representam apenas exemplos de personas que podem ser criadas.

O objetivo é sintetizar as principais características para, depois, criar estratégias de marketing que se alinhem a esse perfil, atendendo à demanda desse público e, portanto, funcionem de forma certeira. 

A partir dessas informações, você vai conseguir entender melhor o valor que o seu trabalho tem para cada um dos perfis de paciente. Também, quais os melhores meios de comunicação com cada um deles para definir as suas pautas e canais de comunicação deve utilizar para alcançar mais perfis como esses. 

Para essa etapa, contar com um sistema para consultórios e clínicas médicas, como o MedPlus, ajuda a conhecer quem são os seus pacientes e traçar a persona analisando quem já é seu cliente.

Mantenha suas redes sociais sempre atualizadas

Atualmente, não existe vitrine maior para os profissionais do que as redes sociais e de entretenimento. O Tik Tok, por exemplo, já ultrapassou o Google em número de buscas entre os mais jovens, e já tem a preferência dos adultos na busca por notícias.

O Facebook, apesar de ter perdido a força nos últimos anos, ainda é a rede social mais usada no mundo, com quase 3 bilhões de usuários. E o WhatsApp é o principal canal de negócios para 86% dos negócios no Brasil. 

É por isso que, quando se fala em marketing, estar fora desses meios é como não existir. E a sua clínica ou consultório de oftalmologia precisa ser vista como referência para as suas personas a fim de atrair mais pacientes.

Não cai bem, por exemplo, quando um novo cliente for buscar um oftalmologista, ao encontrar as suas redes sociais, ver que ela está desatualizada não apenas no conteúdo, mas sobretudo nos dados como endereço e contato. 

Não basta estar na rede social, é preciso que ela seja atualizada constantemente.  

Seja criterioso ao criar seu conteúdo

Se estar atualizado é um imperativo, pense em seu conteúdo como seu cartão de visitas. 

Calma, você não precisa fazer dancinhas para aumentar o engajamento.

Aliás, como você quer ser visto pelos seus possíveis novos clientes? O que você quer mostrar como um atrativo para que escolham sua clínica ou consultório oftalmológico? 

Aqui a dica é: seja criterioso ao escolher o que vai mostrar nas redes sociais. Siga alguns princípios básicos da criação de conteúdo para a área médica, e o primeiro deles é separar o seu perfil pessoal do profissional.

É natural que os pacientes queiram saber sobre a vida pessoal do seu médico, por isso, preferencialmente mantenha seu perfil pessoal privado. Nele, você vai compartilhar os bons momentos da vida privada com seus amigos e parentes.  

No seu perfil profissional, separe os posts em três categorias: dicas, conhecimento técnico e bastidores.

Dicas: escolha algumas dicas de como cuidar da acuidade visual. Esse tipo de conteúdo, quando bem elaborado, costuma melhorar o engajamento.

Conhecimento técnico: Quando o conhecimento é compartilhado, isso lhe confere voz de autoridade, importante na hora em que o paciente vai escolher o seu oftalmologista.

Bastidores: Aqui você pode mostrar o dia a dia da clínica/consultório, mostrar um pouco da sua vida pessoal, apresentar os funcionários etc. Esse tipo de conteúdo ajuda a criar identificação com o público, que pode vir a ser seus pacientes

Apesar de parecer um trabalho bobo, gerar conteúdo toma bastante tempo. Pode ser que você precise de ajuda de um especialista. Neste caso, atenção: você não pode errar nas redes sociais. Escolha bem quem vai gerar o conteúdo para você.  

A oftalmologia do futuro | MedPlus

Aposte nos vídeos curtos

Se você tem dúvida sobre qual formato de conteúdo optar, a gente indica os vídeos curtos, de, no máximo, 90 segundos. 

Não precisa ser uma grande produção: basta escolher um cenário bonito – que pode ser, inclusive, o seu consultório –, escolha um tema interessante, faça um roteiro e grave com o seu celular. Simples assim!

Você pode utilizar aplicativos de edição de imagem para celular e colocar alguns efeitos, legendar o seu vídeo, tudo feito de forma fácil e intuitiva.

Além de os algoritmos das redes sociais gostarem desse formato e, consequentemente, entregarem o conteúdo a mais usuários, esses vídeos podem ser patrocinados para terem um alcance ainda maior.

Sua audiência certamente vai gostar de te ver falando sobre um assunto em que você é especialista.

Parcerias para seu consultório médico | MedPlus

Planejamento é fundamental, atenção também

Se você está disposto a fazer o seu marketing digital sem a ajuda de profissionais, saiba que o planejamento é fundamental para ter conteúdos constantemente.

Para isso, estabeleça uma frequência confortável para o seu tempo de produção, faça um cronograma de posts divididos por assuntos e tente não furar o seu plano de ação.

Uma dica é tirar um tempo para produzir o conteúdo de 15 dias e deixar tudo programado. Dessa forma, você só precisa se preocupar com as suas redes sociais a cada duas semanas.

É claro que, no dia a dia, devemos aproveitar algumas situações que geram engajamento: alguma nova notícia sobre o segmento de oftalmologia ou Saúde, uma situação interessante que ocorra na sua clínica ou consultório, entre outras.

Mas, cuidado: o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem critérios específicos para anúncios publicitários e de propaganda, é preciso conhecê-los para evitar problemas.  Também é preciso estar atento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Marketing digital para clínicas de oftalmologia | MedPlus

Faça parcerias e divulgue seu consultório médico

Divulgar seu trabalho como oftalmologista é muito mais fácil se você contar com ajuda de fora. Por isso, invista em parcerias, principalmente com serviços complementares ao seu, para fazer propaganda do seu negócio e ofereça o mesmo em troca. 

Essa prática normalmente é uma via de mão dupla saudável para ambos os empreendimentos. 

Você pode, por exemplo, promover lives conjuntas com outros especialistas para tirar dúvidas recorrentes. Esse formato, apesar de ser utilizado à exaustão, funciona bem em algumas oportunidades. 

Ainda, você pode firmar parcerias, por exemplo, com uma empresa fabricante de lentes de contato e fazer uma série de posts  esclarecendo questões sobre o assunto. 

Isso movimentará suas redes sociais e construirá uma imagem de credibilidade.

Outra boa ideia é trabalhar com influenciadores digitais. Essa estratégia é mais utilizada por oftalmologistas que podem investir nesse tipo de comunicação. Influenciadores digitais são muito populares e possuem alto poder de engajamento, podendo cobrar caro em parcerias.

Ainda assim, existem os micro influenciadores, que são perfis com alcance menor, mas com credibilidade dentro do seu nicho. Aposte nestes, principalmente se o seu objetivo é atender localmente.

Seus preços tendem a ser mais acessíveis por conta disso, mas ainda assim podem ser eficientes para divulgar seu trabalho como oftalmologista e apontá-lo como referência, revertendo seus seguidores como pacientes para você. 

Seja encontrado no Google 

Quando alguém está procurando um oftalmologista, há grandes chances de ele fazer sua busca no Google. Sendo assim, fica evidente onde você precisa aparecer para que seu paciente possa te encontrar – e há diversas formas de se fazer isso.

Para aumentar sua relevância no ranking de pesquisas do Google, você pode investir no Google Ads, garantido que o público terá acesso muito mais facilmente às informações do seu consultório oftalmológico. Afinal, seguindo a lógica de palavras-chave de pesquisas, seu endereço aparecerá primeiro.

Você pode também utilizar o Google Meu Negócio para colocar a sua clínica de oftalmologia no mapa.

Muitas pessoas procuram serviços médicos perto de onde moram, trabalham ou de lugares que costumam frequentar. Com a ferramenta Google Meu Negócio, você cadastra seu consultório e, a partir desse momento, ele aparece destacado no mapa cada vez que alguém buscar por um oftalmologista nas suas redondezas. 

Ele ainda permite que você veja os feedbacks deixados por seus pacientes e promove contato direto entre o anúncio e sua clínica.

Mesmo que você não trabalhe com um marketing digital avançado, o Google Meu Negócio aparece como uma solução simples e de fácil gestão, garantindo a visibilidade do seu consultório/clínica médica.

Guia prático do Google Ads para médicos | MedPlus

Utilize sites de recomendação para os seus serviços oftalmológicos

Esta é uma ótima estratégia secundária para o marketing da sua clínica oftalmológica.

Sites de recomendação são muito acessados pelos pacientes que ainda estão procurando um médico de confiança, além de serem muito bem ranqueados no Google. Ou seja, quando alguém busca por “clínica oftalmológica”, é provável que os sites de recomendação apareçam nas primeiras recomendações da primeira página.  

Sendo assim, utilize esses sites para se tornar ainda mais presente na web. E não esqueça de linkar seu perfil com suas redes sociais.

Como começar no marketing digital para clínicas oftalmológicas | MedPlus

Esteja atento às suas métricas

Acompanhar seus indicadores é fundamental para visualizar se a sua estratégia de marketing digital tem dado certo. E, claro, a melhor medida é o número de pacientes que chegaram até seu consultório/clínica por meio das suas redes sociais ou buscas no Google. 

As planilhas que indicam crescimento, engajamento, compartilhamento, número de seguidores são, sim, importantes, mas elas são secundárias caso a sua agenda esteja cheia de novos pacientes que te encontraram por meio digital. 

Caso não esteja, aí vale analisar o que tem dado mais resultado e concentrar esforços no que está ganhando para engajar novos pacientes. 

Também, fique atento ao seu alcance orgânico, ou seja, aquele conteúdo que chega sem patrocínio para sua audiência. 

Pensar em posts patrocinados é interessante, especialmente os mais institucionais, com informações da sua clínica/consultório oftalmológico.  Por isso, para o seu crescimento, é importante ter alguns conteúdos patrocinados. 

Mas é o seu crescimento orgânico que vai estabelecer a sua base de seguidores, que vão consumir o seu conteúdo e, consequentemente, procurar pelos seus serviços.

Marketing digital para todos

Essas são estratégias simples, que não necessitam de especialistas para serem colocadas em prática. 

É importante ressaltar que as estratégias avançadas de marketing digital trazem dezenas de outras possibilidades, mas para executá-las é preciso conhecimento e tempo. Se você tem interesse em se aprofundar, indicamos que consulte um profissional capacitado para isso.

No mais, com todas essas ideias à disposição, temos certeza de que você conseguirá ótimos resultados para sua clínica ou consultório de oftalmologia com as nossas dicas. 

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Analista de Conteúdo

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